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Já ouviu falar em PROCESSOS ORGANIZACIONAIS?



PROCESSOS”: um termo muito utilizado, porém pouco analisado e discutido.

Pois bem, você já parou para analisar o que um PROCESSO representa? Saberia me dizer de bate pronto o que seria?

Uma definição bem geral pode ser apresentada como:

“Processos são atividades inter relacionadas, que utilizam entradas (insumos) para a obtenção de determinada saída para um cliente externo ou interno, gerando valor agregado a este”.

Concordo que está é uma definição rebuscada e pomposa, mas vamos transferi-la para o mundo real... para o seu dia-a-dia... para a PRÁTICA, ou seja, o que esta definição realmente significa? O que processos impactam em meu trabalho e minha vida?

A resposta seria: TUDO!

Processos estão presentes em tudo que realizamos, inevitavelmente EM TUDO!

Um exemplo muito fácil de observar, e que não nos damos conta de que é um processo, seria o ato de fazer um BOLO. Isso mesmo, fazer um BOLO! Já já voltaremos ao exemplo do BOLO... enquanto isso vamos detalhar alguns termos:

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Um PROCESSO é composto de:

- Representações gráficas (Fluxos);

- Descritivos detalhados das tarefas (Atividades com Entradas e Saídas);

- Alguém que os realiza (Executantes) - funcionários de um determinado departamento.

Voltemos ao exemplo do BOLO, onde a receita (Entrada), os ingredientes (Entrada) devem ser misturados na quantidade correta utilizando-se uma batedeira na voltagem 110 V (Atividade).

Os ingredientes misturados (Saída) deverão ser levados ao forno à temperatura de XX graus (Atividade), aguardando-se YY minutos (Atividade) até que o bolo seja desenformado (Atividade) e esteja pronto para o consumo (Saída).

Costumo dizer que os Processos Organizacionais são a “operacionalização do know-how”, a “transformação da prática em algo palpável”, a documentação das ações dentro de uma organização.

O fato de transformar em processo uma determinada ação, garante ao empresário e gestor a retenção do CAPITAL INTELECTUAL, ou seja, o conhecimento não mais ficará retido na “cabeça” de um funcionário, e sim este conhecimento ficará nos PROCESSOS, onde a empresa passará a ser gerenciada pelos PROCESSOS, e não mais por pessoas detentoras da informação.

É claro que não conseguimos documentar a expertise, o tino, a vivência de um funcionário, mas conseguimos sim documentar por meio de PROCESSOS, como tal funcionário deverá realizar o seu trabalho da maneira correta.

Pense nisso!

Um grande abraço.

* Este artigo foi elaborado por Mérinson Scaranello, CEO da MTS Documentações de Processos, parceiro do Grupo RH & Você.

Entre em contato caso tenha alguma dúvida sobre este artigo ou para maiores informações sobre os serviços relacionado à Documentação de Processos Organizacionais.


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